Recital de poesia e canções
para celebração do 25 de Abril
Motivação
Para festejar os 40 anos do 25 de abril de 1974, a Bonifrates e A Escola da Noite apresentam o recital de poesia e canções Ary – a vida é meu lugar, tendo como inspiração e matéria de trabalho a figura e a obra de José Carlos Ary dos Santos.
O recital foi estreado a 24 de abril, no Ateneu de Coimbra, nas Comemorações Populares do 25 de abril, e reposto no Teatro Académico de Gil Vicente, no âmbito do Concerto “25 Canções de Abril, promovido pela Universidade de Coimbra. Ganha, agora, nova forma no Teatro da Cerca de S. Bernardo.
Sobre o Recital
Não faz sentido comemorar o 25 de abril sem os capitães de abril. Também é impossível comemorá-lo sem que o Ary venha à festa. Quando o Ary é convocado é toda a revolução que é chamada. A opressão cravada no corpo e o medo que devora as almas. O povo que se liberta, escavando na política uma trincheira com as próprias mãos. Lisboa acordando na noite de Lisboa. E de tudo isto, Ary é a voz da madrugada. Ary é poeta, palavra e canção.
Há pessoas que deviam viver 1974 anos. Para celebrarem com essa coincidência matemática o seu explosivo encontro com a vida.
Ary, a vida é o teu lugar!